Análise: Drive SSD GOODRAM IRDM gen. 2 240GB
A memória NAND flash que equipa as drives SSD está mais barata que nunca. Atualmente, é impensável ter o sistema operativo a correr num disco HDD e a grande oferta de drives SSD leva-nos nessa direção.
Hoje trazemos a análise de uma das opções a considerar no campo das drives SSD, a GOODRAM, com a sua linha IRDM.
Para quem tem computadores mais antigos, ainda com disco mecânico, por vezes a indecisão no hardware a investir é enorme. Mas a resposta é simples e, salvo raríssimas exceções, o melhor investimento é sempre numa drive SSD. Mesmo que esse computador tenha poucos recursos de RAM, o upgrade que vai ter maior impacto é sempre no armazenamento (mesmo se for SATA I/II). Sim, até porque uma drive SSD é competente de funcionar como extensão da RAM (ficheiro de paginação), e o impacto que esse tipo de utilização terá na vida da drive SSD é irrelevante face ao tempo de vida expectável.
E é claro, a par com os upgrades, também nas novas máquinas é determinante escolher uma drive SSD competente, enquadrada com o orçamento.
Mas vamos centrar-nos da drive em análise, e podemos mesmo começar pela marca. Já ouviu falar na GOODRAM?
Sobre a GOODRAM
Muito provavelmente já viu produtos com marca GOODRAM, mesmo sem se aperceber disso. Talvez o logótipo da marca ajude a recordar, sim, porque já lá vão mais de 15 anos.
A GOODRAM é uma marca da empresa polaca Wilk Elektronik, fundada em 1991, cujo ramo de produção foi sempre no campo das memórias. 5 anos depois, em 1996, a empresa atingiu a marca de maior distribuidor de memórias na Polónia.
A marca GOODRAM surge então uns anos depois, em 2003. A linha de produtos IRDM, da GOODRAM, é mais recente, com o seu lançamento em 2017. É uma linha de produtos "performance", mais virada para entusiastas, que inclui SSDs, cartões de memória SD e módulos de RAM.
A drive SSD GOODRAM IRDM gen. 2 240GB
Especificações
A drive SSD em análise, a GOODRAM IRDM gen. 2 de 240GB, trata-se de uma drive com o tamanho típico de 2,5", com 7mm de espessura. Embora seja o modelo de entrada da linha IRDM, é baseada na memória MLC NAND. Trata-se de um tipo de memória flash mais eficiente e fiável. Dessa forma, consegue durar cerca de 10x mais que a típica memória TLC NAND, mais popular no mercado doméstico. É utilizado o controlador dual-channel Phison S11.
Tem uma interface SATA III (6 Gb/s) e, é claro, é retrocompatível com SATA I e SATA II. Além da versão de 240GB, também está disponível em 60GB e 120GB.
Quanto a velocidades, de acordo com a marca, permite atingir 550MB/s em leitura, e 540MB/s em escrita. Em IOPS, podemos contar com 61000 para leitura e 87000 para escrita. Mas vamos já falar destes valores mais à frente, nos testes benchmark.
Quanto à durabilidade, o MTBF é referido é de 2 000 000 horas, algo como 228 anos. Tem assim uma garantia de fábrica de 3 anos. Mais informação aqui.
O design e a embalagem
Em termos de design da drive em si, que é algo que também gostamos de ver, é efetivamente pobre. A estrutura é muito simples, de plástico, e mesmo a inscrição da marca é colocada com um autocolante. Sabendo que se trata de hardware de fabrico próprio (será que as caixas também o são?) era de esperar maior cuidado na apresentação do produto.
Quanto à embalagem, é simples e traz apenas o estritamente necessário. Ou seja, traz drive SSD, acomodada na caixa de cartão, e traz um pequeno adaptador de espessura.
Já que a drive é de 7mm, é possível colar-lhe o adaptador de 2,5mm para que fique com 9,5mm. É um acessório que vem incluído e os donos de computadores mais antigos vão agradecer.
Os testes
O resultado prático na utilização desta drive SSD está perfeitamente enquadrado com outras marcas. Normalmente, para identificar rapidamente a gama de uma drive, olhamos às velocidades de leitura/escrita. Portanto, ronda os 500/500 MB/s, respetivamente, o que por si só dá logo algumas garantias.
Sendo chips de memória flash MLC coloca esta drive num patamar bastante confortável. Dessa forma, podemos dizer que acompanha o que de melhor existe para o mercado doméstico, gamers e entusiastas. Acima deste tipo de NAND flash MLC há ainda o eMLC e SLC. São, portanto, outros tipos de NAND flash direcionados para mercados profissionais, como servidores e estações de trabalho com grande carga.
A drive manteve-se sempre "fresca" durante todos os testes, não atingindo sequer os 35ºC.
Benchmarks
Foram utilizadas algumas das ferramentas mais conhecidas de benchmarks. Estes valores podem assim ser utilizados como referência na comparação com valores de outras alternativas no mercado.
- PCMark 8 Storage Test 2.0 - 4773 (131,63 MB/s)
- CrystalDiskMark 6.0.2 - 525,4 MB/s leitura, 467,7 MB/s escrita
- ATTO Disk Benchmark 4.000f2 - max 537,63 MB/s leitura, 519,49 MB/s escrita
- HDTach 3.0.4.0 - Burst 392,7 MB/s, médio 386,4 MB/s
- HD Tune Pro 5.70 (IOPS) - 501 leitura 1 MB, 452 escrita 1 MB
Se tiver interesse num benchmark específico, por favor, faça o pedido nos comentários.
Veredicto
A drive SSD GOODRAM IRDM gen. 2 240GB revelou estar à altura e é colocada diretamente na prateleira dos melhores do mercado. É assim, sem dúvida, uma excelente opção considerando o preço.
Pois, ainda não falámos do preço: são precisos cerca de 40€ para ter 240GB de NAND flash da GOODRAM IRDM, o que é um patamar interessante.
A par com o modelo base testado nesta análise, está disponível também o IRDM Pro nas versões 240GB, 480GB e 960GB. Vem equipado com o controlador quad-core Phison S10 e tem garantia de 5 anos. A velocidade é assim ligeiramente superior e o preço é pouco mais elevado.
Convidamos ainda a conhecer toda a gama de produtos GOODRAM, disponíveis em diversas lojas online.
O Pplware agradece à GOODRAM a cedência da drive IRDM 240GB para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Os únicos que experimentei foram Samsung Toshiba Kingston e Verbatim. Vou comprar uma.
Qual é a vantagem deste SSD comparativamente ao SANDISK PLUS também MLC?
Hum. Parece um bom disco para experimentar.
Ninguém falou em fiabilidade. Quase todos que vendemos falharam ao fim de algum tempo e tiveram que ser substituidos. Não aconselho.
Tem fraca qualidade. Falo por experiência própria.
Ao preço que já se compra um Samsung 860 Evo sinceramente não vejo necessidade de arriscar em coisas inferiores!
Concordo plenamente.
Concordo, já instalei diversas unidades SSD no meu serviço, de diferentes marcas, mas tanto no meu desktop de serviço como no de casa, a escolha foi mesmo Samsung, no caso o 860 M.2 de 500GB, estou super contente com a qualidade dos SSD da Samsung.
Além disso, é importante não esquecer a garantia de 5 anos da Samsung.
Erro no artigo. Não são produzidos na Europa mas sim em Taiwan. Sendo a Phison uma das maiores produtoras de controladores do mundo que conta com a Toshiba e a Kingston como acionistas.
Outro erro é medir a qualidade dos SSDs pelo velocidade. O controlador é a Nand em conjunto são as causas do preço e da qualidade. O controlador é bom sim, mas não é o top, a Nand MLC não é má mas, conhecendo eu a Phison e a GoodRam deve ser Toshiba, o que o torna um SSD “normal” mas com outra apresentação, e é isso que as pessoas estão a pagar neste SSD. Se fosse um SSD com Nand SLC ainda podíamos conversar mas MLC e TCL foram feitos para reduzir os custos dos SSDs e agora saiu o QLC que ainda vai atirar os preços para baixo…
Obrigado pelo comentário.
Sim, de facto fui induzido em erro pelo fabrico que fazem de DRAM, que é diferente do controlador e da NAND. O controlador Phison é fabricado em Taiwan e a NAND é no Japão.
Quanto ao “medir a qualidade dos SSDs pelo velocidade”, não é isso que está refletido na análise, nem que era “top”. Nesta altura já existe algum feedback do Phison S11 (em drives Kingston, Toshiba, Patriot, etc) e também das NAND MLC, que estão presentes no que de melhor existe no mercado doméstico. Esses factos levam, inevitavelmente, a algumas conclusões.
A fiabilidade, como o @k disse, de facto não é possível aferir com o baixo tempo de utilização até agora.
Ok, eu trabalho com a Phison à sensilvemente 5 anos. O numero de RMAS é marginal, o controlador Phison S11 chegou à nossas mãos creio que em Maio de 2016, por isso já tem cerca de 3 anos no mercado (estive a confirmar nos meus emails a a primeira referência que tenho ao controlador é de 17/05/2016), por isso podemos aferir sim a sua fiabilidade. A nivel de taxa de RMAS para 240GB, neste momento os mais vendidos é de cerca de 0.4% num periodo de 2 anos, com cerca de 22 mil SSD´s vendidos de 240GB com esta solução. Ou seja é bastante fiável, contudo a nivel de velocidade não se pode dizer que seja o melhor nem o pior, porque isso tudo dependerá da NAND usada, no caso da NAND Toshiba, que nós usamos no fabrico dos nossos SSD´s, é boa mas em comparação à Samsung estes não usam CACHE MEMORY e a Samsung usa, o que por si só já faz diferença, sem comparar a estabilidade da memoria que é de superior qualidade. A GoodRam é uma marca de entrada de gama, tal como os Kingston o são, OCZ, Toshiba e por aí vai. Na industria dizemos que, há os Samsung e os outros, mas a realidade é que a compra por preço ainda é o que reina em Portugal.
Bem uma pesquisa mais afundo, mais para ter a certeza do que estava a falar, a GoodRam apenas assembla as memorias na Polonia, basicamente faz o embalamento, coloca em blister para ser mais preciso na Polonia, ou seja, nem DRAM fazem na Polonia, eles usam third parts, e já vi lotes com Spectek (marca que pretence à Samsung) e creio que têm lotes com Micron também. E sim o que está reflectido na análise é que a velocidade é um fator de qualidade, senão vejamos, 5 softwares diferentes para teste de velocidade e faço ainda a citação que consta no artigo “Portanto, ronda os 500/500 MB/s, respetivamente, o que por si só dá logo algumas garantias.”, que quer dizer que a velocidade é tida como factor de qualidade, sendo que a maior garantia de qualidade pode e tem de ser dada pela qualidade da NAND (neste caso como se pode se ver no HDTach 3.0.4.0 é bastante instável em comparação a Samsung e outras marcas) e pelo controlador. A Phison, ainda hoje nos informou (na empresa para a qual trabalho) que os controladores S10 e S11 têm o mesmo preço, ou seja não há motivos para a diferença de preços entre os 2 SSD´s como falam no final do artigo. A GoodRam, neste caso a Wilk Elektronik, começou por fazer a produção, sob lincença de produtos para a Toshiba na Europa, mas neste ponto não sei se continuam a faze-lo.
Para acabar, o link que seria para diversas lojas online, não vai para diversas lojas mas sim para uma que é a Worten, poderiam colocar um link para mais lojas, fica a sugestão.
Gosto da persistência.
No site da marca pode ler-se “We manufacture every single DRAM memory module we manufacture”. Em todo o caso, pedi esclarecimento, estou a aguardar a resposta.
“Portanto, ronda os 500/500 MB/s, respetivamente, o que por si só dá logo algumas garantias.”, que quer dizer que a velocidade é tida como factor de qualidade”
Não, estás a concluir coisas que não estão lá. Naturalmente que essa referência à velocidade dá garantias de desempenho, não foi feita referência a qualidade.
“neste caso como se pode se ver no HDTach 3.0.4.0 é bastante instável em comparação a Samsung e outras marcas”
A estabilidade mostrada pelo HDTach diria que não é a coisa mais fidedigna do mundo. O meu 970 Evo NVMe acabou de mostrar isto.
“não há motivos para a diferença de preços entre os 2 SSD´s”
Portanto, estamos a falar das versões “não-Pro” e Pro. Além do componente que as distingue (pode ver-se nas specs no site do fabricante), seja ele do mesmo preço ou não, a versão Pro tem desempenho ligeiramente superior e tem mais tempo de garantia. Portanto, zero motivos para haver diferença de preço, né?
“o link que seria para diversas lojas online, não vai para diversas lojas mas sim para uma que é a Worten, poderiam colocar um link para mais lojas”
Novamente, estás enganado. A Worten, além de loja online, é um agregador. Ora conta lá, com mais atenção, o número de lojas que vendem os produtos 😉
Bem vamos por partes.
A GoodRam, para além de estabelecermos contactos com eles, já conheço a empresa à muitos anos e sei o que estou a dizer, mais nem a Kingston é fabrincante, usa sempre fricantes subcontratados, e até posso dar exemplos, muitos SDD´s Kingston são fabricados na Phison e memorias que usam chips Elpida.
Bem em todo o caso a GoodRam faz o mesmo, se fabrica-se na Europa não podia concorrer em termos de preços.
Velocidade, ok neste ponto garantias de desempenho e de qualidade são diferentes admito, mas usar tantos testes diferentes para provar a velocidade é dar enfase a isso, o que acho que induz em erro.
Quanto testou o 970 Evo NVMe estava com alguma alguma parte do disco ocupada ou estava completamente vazio? Tenho testes comparativos com Samsungs EVO 750 que não tem nada haver com esses, mas este foi testado de forma diferente com o HDDScan. E tenho testes feitos em pdf para o provar que datam de 2016.
E sim, não há motivos de diferença de preço por um motivo muito simples, o preço à saída da Phison de ambos os controladores é exactamente o mesmo. Por isso cobrar o mesmo mataria um dos SSD´s, o que não é isso que pretendem e eu entendo, contudo eles deveriam pensar em utilizar apenas o melhor controlador e não colocar 2 no mercado com preços diferentes, visto que lhes custa o mesmo. (tenho emails para provar o preço)
A Worten tem um market place sim, mas não deixa de ganhar sobre essas vendas feitas por esse mesmo market place, ou seja, não é um kuanto kusta, ou seja comparador de preços com varias lojas online, mas sim um market place como tem a FNAC.
Para mim, fiabilidade é Samsung e Crucial (Micron) e o resto é conversa. Essas soluções com controlador Phison e NAND Toshibs, mais tarde ou mais cedo costumam dar molho. Como a Goodram há outras marcas que fazem a mesma coisa como 2-Power ou Bluray.
Por acaso os Blueray usam controladores Silicon Motion SM2258XT. Por a aso conheço o fabricante dos Blueray.